Avançar para o conteúdo principal

Opinião | Menos de 8

Nurburgring é talvez o mais famoso circuito do mundo, não só pela sua grandiosidade de mais de 20 km, mas também por ser uma das pistas mais complicadas e perigosas que existe no mundo. Nos últimos anos, esta pista tem sido usada pelos departamentos de Marketing de várias construtoras de automóveis como chamariz para as marcas. 


É que na cabeça de quem compra carros desportivos, saber que este foi desenvolvido em Nurburgring  é sempre um tema de conversa para quando o amigo chegar à tua garagem e ver o teu carro novo. Aí ele pode dizer: "Hey, belo carro." e aí tu respondes que é a versão RS GT-Turbo16v S800 VTI e que foi o mais rápido em Nurburgring. O vosso amigo irá encolher os ombros e perguntar o que qualquer pessoa que não é "petrolhead" pergunta. "Então mas isso trava bem?"

Neste preciso momento marcas como a Porsche, McLaren e Ferrari, andam doidas para fazer o melhor tempo de sempre de um carro de produção em Nurburgring. A fasquia já está em 1 volta ao circuito em menos de 7 minutos. Mas um pouco mais abaixo na tabela dos melhores tempos, outra trava-se outra grande batalha, que é a de menos de 8 minutos. Os soldados desta batalha são os hatchbacks de tracção dianteira desportivos.


Tudo começou em 2008 quando a Renault levou o Megane R26.R para a pista e trouxe de lá um tempo espectacular de 8m16seg. Mais tarde em 2011 a Renault voltou a melhorar o tempo com o Megane 265 Trophy 8m7seg. Mas agora a Renault já não está sozinha nesta batalha e o Seat Leon Cupra fez um tempo de 7m58seg, destronando completamente o Megane.

E neste momento todas as marcas querem os seus 15 minutos de fama à conta de Nurbugring, porque se a Renault conseguiu manter a marca de melhor tempo para um carro de tracção dianteira por 5 anos, a Seat poderá não ter este título por muito mais tempo. É que a Opel está para lançar o Astra OPC Extreme e a Honda tem como objectivo principal para o novo Type-R, ser o carro de tracção dianteira mais rápido de sempre em Nurburgring. 


E no final de contas será que o consumidor, mesmo sendo um petrolhead vai ligar a estes tempos? Será isto uma razão para escolher um desportivo, em relação a outro? É sempre, giro poder dizer que temos o mesmo carro que fez Nurburgring em menos de 8 minutos, mas no final o que vai importar é o gosto de cada um e a sensação de conduzir o carro. Porque comprar um desportivo, será sempre uma compra irracional e por mais que as marcas queiram racionalizar essa escolha com números, no final de contas, o desportivo que tu vais comprar vai ser aquele que tu gostas mais. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua